Blog TEMPO RUN Voltar para o Blog

Ago 1

A Corrida é o melhor antidepressivo

Fernando

Reproduzo aqui um resumo de um ótimo artigo de Nuno Cobra que vale a pena ler.

Dois renomados neurocientistas americanos descobriram que a depressão clinica pode surgir de uma falha no cérebro em relação à produção de novos neurônios.

A neurogênesse (fabricação de novos neurônios) acontece principalmente no “hipocampo”, que é responsável por reger a aprendizagem, a memória e as emoções. Segundo os estudos, o paciente que está em depressão há muito tempo tem um hipocampo consistentemente menor que pacientes não depressivos.

O estresse e fatores genéticos são os maiores responsáveis pela supressão da neurogênesse no hipocampo.

Estudos constataram que a neurogênesse se duplicou quando ratos tinham em sua gaiola uma roda onde faziam corridas de longa duração. O mais interessante é que o aumento da neurogênesse provocado pelo exercício foi muito maior que o aumento causado pela última geração de medicamentos antidepressivos.

A explicação para o fenômeno é que a atividade física aumenta o ritmo cardíaco e a circulação sanguinea no cérebro que, portanto, recebe maior quantidade de estimulantes da produção de novas células. Outra justificativa é que a corrida proporciona um ritmo cerebral chamado “thetha”, que, por sua vez, aumenta a produção de serotonina e o desenvolvimento dos neurônios.

O sol, um banho frio e corridas diárias são o melhor remédio para a depressão.

É bom lembrar, porém, que o overtraining pode levar a depressão. Uma corrida eficiente e saudável deve ser praticada sempre em equilíbrio de oxigênio, ou seja, sem sofrimento e com razoável conforto respiratório.

Compartilhe:

Comentários

Adicione Qualidade aos seus treinos de Corrida // Quero fazer o treino online!