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Dez 18

Você sabe qual seu tipo de pé e seu padrão de pisada?

Fernando

Todos nós corremos por diferentes razões e sabemos que a corrida traz inúmeros benefícios tanto para o corpo como para a mente. Com alguma orientação antes de iniciar a prática e a escolha de um tênis adequado, a corrida só lhe trará benefícios.

A compra de um tênis para corrida é um investimento. É um dinheiro gasto para sua saúde e para seu corpo.

Quando o pé atinge o chão você aplica uma força de oito vezes o seu peso corporal. Seu corpo absorve o choque de cada passo, e encontrar o tênis certo tem tudo a ver com a determinação do melhor sistema de absorção de choque para você.

Como regra geral, os tênis são geralmente separados em três categorias principais. As três categorias principais são amortecimento, estabilidade e controle de movimento, e a sua escolha depende de como seu pé toca o chão.

Existem ainda os tênis de performance, mais leves e usados em competições e treinos de velocidade e os tênis de trilha, robustos, estáveis, resistentes à água e feito especificamente para corridas em trilhas, geralmente usado em corridas de aventura,.

Para a maioria dos corredores o primeiro passo para tomar a decisão certa tem a ver com a forma que seu pé toca o chão.


Uma das maneiras de descobrir o seu tipo de pé é fazer o teste molhado.

Tipos de pé


Pé chato: Pouca curvatura no arco plantar e deixam uma pegada quase completa no chão.

Pé cavado: Curvatura acentuada no arco plantar e deixam uma pegada com uma tênue conexão entre o calcanhar e a parte frontal.

Pé normal: Arco plantar normal e deixam uma pegada com uma ligação visível entre o calcanhar e a parte frontal.

Realizar um teste molhado é tão fácil como dar uma olhada na sua pegada molhada sobre uma superfície seca. Esse teste simples pode te ajudar a decidir o tipo de tênis que você precisa com base no tipo do seu pé.

Saber o seu tipo de pisada também é importante. Porém o teste para saber o seu tipo de pisada não é tão simples como o teste do pé molhado e não adianta tentar adivinhar por conta própria, olhando apenas a sola do tênis. Todo tênis tende a se desgastar mais na parte de fora, na região do calcanhar, independente da pisada.

Tipos de pisada

O tipo de pisada é determinado por algumas características individuais como o tipo de pé (normal, chato e cavo), a disposição dos joelhos (varos,valgos) e outras características anatômicas.

Existem basicamente 3 tipos de pisada:

Pisada supinada: o contato com o solo se inicia do lado externo do calcanhar e se mantêm do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

Pisada neutra: o contato com o solo se inicia do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.

Pisada pronada: o contato com o solo se inicia do lado externo do calcanhar, ou um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.



A pronação leve é o tipo mais comum de pisada (cerca de 50% dos corredores).

Atualmente a maioria das marcas esportivas apresenta modelos específicos para cada tipo de pisada. Por isso é importante que você possa reconhecer o tipo de pisada e compre o modelo adequado.

O teste de pisada geralmente realizado gratuitamente em lojas de tênis e em stands de feiras de corrida, geralmente consegue atender a maioria dos atletas. Mas para um resultado mais preciso recomenda-se fazer o exame baropodométrico. A baropodometria computadorizada tem, por objetivo, identificar alterações biomecânicas nos pés, tanto em repouso quanto durante a marcha.

Indivíduos que tem pé cavado tendem a supinação, indivíduos que tem pé normal tendem à pisada normal ou pronada e indivíduos que tem pé chato tendem ao excesso de pronação. Mas atenção, isso não é uma regra! Como já foi dito, não é só o tipo de pé que determina o tipo de pisada.

Artigo sobre tênis para corrida escrito para o blog: tenisparacorrida.net

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